JOGOS
A elevada dependência de jogos na vida das pessoas, sobretudo nos mais jovens é de extrema importância. O preocupante vício, devido a utilização de jogos, muitas vezes reflete-se na competitividade, falamos sobre a obsessão do utilizador, no jogo, pela evolução rápida no mesmo o que justifica o elevado numero de horas que estamos a jogar.
Muitos jogadores pensam que para evoluir, é obrigatório meter muitas horas no jogo, isso é errado, os especialistas dizem que obtém-se um maior resultado em poucas horas, se estas forem bem aproveitadas, ou seja, com qualidade.
Divertimento é um tópico importante, sobretudo nestes tempos de pandemia, mas como tudo, se for em excesso é errado. Como utilizadores de jogos online, reparamos que por vezes, as horas passam a voar, e é como se nós nem notássemos no tempo que gastamos. Obviamente, o excesso de jogos é prejudicial, pois provoca vários problemas, como, perturbação na visão, dores de cabeça e falta de vitamina D, porque estar em casa o dia todo impede-nos de apanhar um pouco de sol.

Dependencia do jogo
A adição aos videojogos online parece apresentar características semelhantes a outras adições, nomeadamente substâncias como o tabaco, o álcool e substâncias psicoativas. Porém, e contrariamente ao que acontece com o uso de substâncias, a utilização excessiva de videojogos não foi reconhecida como uma desordem, mas sim como um comportamento que surge no contexto da adição à internet.

A pandemia de COVID-19 teve um impacto substancial na indústria de jogos eletrônicos.
Covid-19 levou crianças e jovens a passarem mais tempo em videojogos.
Cerca de 55% dos pais ouvidos neste inquérito confirmam que os filhos passaram a gastar mais tempo em jogos eletrónicos durante a Covid-19.
Na pandemia, foram muitos mais os pais que permitiram que os filhos aumentassem o tempo de jogo eletrónico do que aqueles que exigiram que os filhos jogassem menos videojogos.

Problemas que os jogos eletrónicos podem causar
1. Vício
Talvez o problema mais comum que podemos encontrar hoje quando o assunto é videogame. O vício é uma doença, é algo impulsivo e que pode trazer alguns problemas que prejudicam a vida de uma pessoa, como perda ou ganho de peso, falta de higiene pessoal e horário de sono irregular.
2. Comportamentos agressivos e problemas de saúde
Estudiosos apontam que jogadores obsessivos podem desenvolver adversidades como depressão e ansiedade. Outra dificuldade devido ao excesso de jogos eletrônicos é o aumento de irritabilidade deixando quem joga agressivo. Além disso, crianças correm riscos de se tornarem pessoas impulsivas e anti-sociais, caso se tornem viciadas em videogame.
3. Problemas de visão
Tanto na TV como no computador, olhar diretamente para uma tela excessivamente, poderá causar cansaço visual, que normalmente se torna um glaucoma. Olhar para uma tela clara é prejudicial aos componentes físicos do olho, uma vez que você passa a piscar menos quando está em contato visual com um jogo.
4. Sedentarismo
Um dos mais preocupantes problemas que são ocasionados pelo excesso de videogame é o sedentarismo. A vontade de não praticar alguma outra atividade que não seja jogar pode surgir e está cada vez mais comum. Infelizmente muitas pessoas, hoje, trocam uma prática de basquete ou futebol para jogarem essas mesmas atividades no videogame.
5. Postura
Com horas e horas sentado, seja manuseando um controle ou com mouse e teclado, a postura tende a se manter de maneira errada, e com isso, pode-se desenvolver problemas como lordose, hérnia de disco ou escoliose. Para evitar esses problemas na coluna é sempre importante dar uma pausa no jogo para se alongar, porém, o ideal mesmo é não ter horas e horas de jogo, mas um curto período para tal.
10 Maiores empresas de jogos do mundo
https://universodenegocios.com.br/conheca-as-10-maiores-empresas-de-games-do-mundo/
Os 17 jogos online mais jogados
https://www.ligadosgames.com/jogos-mais-jogados-do-mundo/
Benefícios dos jogos online
Jogos Online | Os benefícios - assuntos da Internet (internetmatters.org)
Problemas que os jogos podem causar
5 problemas que os jogos eletrônicos podem causar - Benfica Saúde (benficasaude.com.br)

